Pare de criticar o mundo




Não diga que o mundo é perverso, quando é justamente do chão do mundo que se recolhe a benção do chão

Emmanuel

Há pessoas que passam a vida toda criticando o mundo, responsabilizando - o por todo o mal que lhes acontece. Não é assim, porém, que vamos sair do tumulto dos problemas que nos envolvem. A crítica destrutiva nunca ajudou ninguém a sair das próprias dificuldades; ao contrário, apenas nos prende ainda mais aos problemas.
Isso acontece porque aquele que só enxerga o mal não há de encontrar outra coisa em sua vida, senão o próprio mal em que acabou se fixando. Aquilo que cada um procura acaba, inevitavelmente, encontrando em seu caminho.
Muitas vezes, caímos na armadilha de nós revoltarmos contra o mundo, uma revolta generalizada contra tudo e contra todos. Isso é próprio de uma visão egocêntrica, isto é, de que a vida deve girar em torno de nós mesmos, o que nos torna seres extremamente exigentes para com os outros, não suportando a menor contrariedade e os limites naturais da imperfeição de cada um. Tem razão Chico Xavier ao afirmar: "Quem mais sofre no mundo é quem tem mais tempo para si mesmo. Quando o sofrimento alheio nos incomoda, o nosso não nos incomoda tanto".
Ouço as vozes de revolta dos magoados contra o mundo dizendo que não pediram para nascer, no que cometem grande equívoco espiritual. Nós já existíamos antes do encontro do espermatozóide como óvulo, não viemos do nada, já tínhamos vida espiritual antes dessa vida biológica. Não nascemos pela primeira vez; houve apenas um renascimento na Terra, com a finalidade de continuarmos nossa trajetória de evolução, ora iniciando novos projetos de crescimento, ora refazendo lições não aprendidas. As adversidades que cada um encontra neste mundo estão no campo das lições que ainda não foram devidamente assimiladas.
E quase todos nós imploramos a Deus uma nova oportunidade de voltar a este mundo e, de uma vez por todas, resolvermos as questões pendentes. Por isso, a revolta com o mundo chega a ser um contrassenso, pois, ao contrário do que dizem, nós pedimos,sim para nascer e cursar as matérias que vieram de outras vidas em regime de " dependência", pois precisamos avançar em nossa caminhada espiritual. Precisamos ter claro que a felicidade está diretamente associada à nossa evolução espiritual, e evolução quer dizer superação das nossas tendências inferiores, com a conquista do amor e da paz em nossas vidas.
Essas tendências negativas que todos trazemos só podem aflorar num mundo ainda imperfeito, inferior, e, a partir dessa constatação, é, que iremos trabalhar pelo nosso progresso. Não é criticando o mundo que construiremos algo de bom para nós; ao contrário , o mundo se torna bom para quem fala bem do mundo. Quando dizemos, com fé, que o mundo é bom, automaticamente, a visa se abre em bondade para nós. E não nós esqueçamos de que, sendo o mundo criação de Deus, tudo aqui é muito bom!
É só uma questão de direcionar nosso olhar.

Fonte: José Carlos de Lucca

4 comentários:

  1. !Não diga que o mundo é perverso, quando é justamente do chão do mundo que se recolhe a benção do chão".

    Maravilhosa esta afirmação.
    Me lembra a música i Cio da Terra, do Milton Nascimento.

    Oi Silvana,
    Quem dedica muito tempo a si mesmo, se esquece que o mundo é composto por todos.
    E, se assim é, e é, não adianta reclamar do mundo sem se esforçar para provocar as necessárias mudanças interiores, em cada um de nós, tal vitais para mudar o mundo, que é de todos.

    Adorei!

    Beijo querida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada , amiga. Seu comentário, é um privilégio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana! é muito fácil responsabilizar o mundo pelas desgraças cometidas pelo próprio homem. O mundo é lindo, belo e maravilhoso. As pessoas é que estão esquecendo que este mundo tem um DONO, que a tudo ver e registra. Embora um pouco dramático, temos exatamente o que merecemos. Não por vingança, mas aprendizado. A crítica destrutiva é a pior falta de caridade que o ser comete com o seu semelhante. Quem tem muito o que fazer na vida não tem muito tempo pra enxergar os deslizes dos outros. E a maior inteligencia e sabedoria do ser está em exatamente fazer a sua parte. E deixar o resto porque a cada um é dado segundo as suas obras. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. realmente é por aí, precisamos agradecer, sempre, apenas isso ...abçs

    ResponderExcluir