Ta se achando!?



O momento mais crítico é quando se chega ao sucesso
Sede , portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.
Mateus 5-48

Quem acredita estar no topo de uma situação, geralmente, não enxerga os buracos bem rente aos seus pés. O ditado de Sócrates continua de extrema valia: Só sei que nada sei. A nossa missão na vida é: a busca da perfeição, e a mesma , significa evoluir.
Nosso aprimoramento deve se abrir em duas frentes: intelectual e emocional. Precisamos desenvolver a razão e o sentimento. Crescemos consideravelmente no terreno da razão, mas ainda somos crianças na área dos sentimentos e emoções. Não adianta ao homem conhecer como se chega no topo, se ele ainda não sabe como chegar ao próprio coração.
Do ponto de vista intelectual, temos de admitir que o conhecimento cresce e se multiplica numa velocidade espantosa.
No campo das emoções, ocorre o mesmo fenômeno. Não basta termos boa inteligência racional, se nossas emoções estão desequilibradas , resultantes de um egoísmo desenfreado que nos torna agressivos, intolerantes, individualistas e sem nenhum respeito para com o próximo. A ausência de emoções e sentimentos nobres e sadios colocará em risco não apenas a nossa carreira profissional, mas, também, todos os nossos relacionamentos, pois quem há de suportar viver ao lado de uma pessoa de péssimo gênio?
Daniel Goleman, um dos mais renomados psicólogos da atualidade, esclarece que a pessoa que ele denomina de " emocionalmente inteligente" precisa desenvolver o autocontrole dos instintos e sentimento de piedade em relação ao próximo. Em outras palavras, a psicologia moderna ratifica os ensinamentos de Jesus. Quando o Mestre nos diz para não revidarmos uma agressão e perdoarmos aos que nos ofendem, Ele está nos ensinando a controlar os nossos instintos, porque isso nos fará muito melhores do que o ato de vingança.
Precisamos nos convencer de que estamos vivendo esta experiência na terra para buscarmos a perfeição de que o Evangelho nos fala. Jesus não veio passar a mão na nossa cabeça e dizer: " Meu amigo, fique como está que tudo vai ficar bem" . Não! Jesus é o Mestre da transformação interior. Ele certamente está nos dizendo: " Meu amigo, mude para melhor, que você vai melhorar".
É certo que perfeição não se alcança da noite para o dia. Temos que ter compaixão de nós mesmos para entendermos que nossas imperfeições não serão superadas de uma hora para a outra, mas, sim a custa de um trabalho interior perseverante e sem data para terminar. Mas, também não caminhemos tão devagar, que o sofrimento tenha que vir, para nos fazer andar mais depressa.


spiratininga










2 comentários:

  1. Achei o texto maravilhoso! Temos que nos conhecer e nos amar primeiro para crescer e chegar ao topo!

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amadurecer emocionalmente e nos aceitar, com todas as nossas falhas, é realmente muito mais difícil do que acabar uma faculdade e conseguir o título de doutor alguma coisa. Amadurecimento emocional requer reforma íntima, coragem de admitir que somos o que somos. Se seguirmos os ensinamentos de Jesus e trabalhamos na nossa transformação interior, vamos nos sentir muito mais leves. Teremos mto mais compaixão pelo próximo e por nós mesmos.
    Lindo texto, Silvana. Bjs

    ResponderExcluir