Estamos próximos das pessoas distantes




Por favor, me dê um pouco de água.
João 4,7

A atitude do Mestre foi de causar verdadeiro escândalo para os padrões sociais de então. Os Judeus se achavam uma raça superior aos samaritanos e jamais se prestariam a pedir favor exatamente a alguém da Samaria. Tanto é assim que a mulher respondeu a Jesus: O Senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então, como é que o Senhor me pede água?
Mas um dos propósitos do Senhor , com aquele encontro com a samaritana, era o de quebrar o preconceito e a inimizade existentes entre os homens, mostrando a eles que todos são irmãos uns dos outros, filhos do mesmo Pai. A grande meta se traduz hoje na idéia moderna de solidariedade, um mundo sem violência, ódio, inveja e vingança.
Percebo, também, na atitude de Jesus com a mulher samaritana, a sua intenção clara de estabelecer conosco uma relação de intimidade. Ele não se coloca acima de nós. Ele deseja estar ao nosso lado, e , para tanto, não se furta a nos pedir um pouco de água. Ele caminha conosco na condição de amigo, e não tem vergonha de nos pedir um pouco de água. Jesus tem sede. E o que temos feito para saciar a sua sede? Como seria possível hoje encontrar o Mestre para oferecer-lhe um pouco de água? Onde procurar Jesus?
Chico Xavier deu o endereço:
A face de Jesus! Muito cedo , caminhei para a mediunidade e indagava dos espíritos amigos como seriam os traços fisionômicos do Senhor. Os benfeitores espirituais me determinavam procurá-lo nas crianças doentes e desamparadas, e nas pessoas abatidas, sofredoras, ou feridas.
Quantas dessas pessoas já passaram por nós neste dia? Algumas delas, certamente. Não estão apenas nos hospitais, nas ruas, nos presídios. Estão também no nosso ambiente de trabalho e, até mesmo, no seio da nossa própria família. Hoje, conseguimos nos conectar com o mundo por intermédio da Internet. Tomamos conhecimento quase imediato sobre tudo o que acontece nas regiões mais longínquas do planeta. No entanto, muitas vezes, estamos cegos e surdos para o que acontece com as pessoas à nossa volta. Estamos próximos das pessoas distantes, e nos afastamos das pessoas próximas , muitas das quais estão precisando de um copo de água, da nossa atenção e carinho.

E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompensa.

Há muita gente de balde vazio estendido a Jesus, querendo que seus problemas sejam resolvidos pelo Mestre, mas pouco ou quase nada interessada em resolver, segundo as suas possibilidades, os problemas dos irmãos em aflição material ou espiritual.

É preciso primeiro dar para depois receber.



spiratininga

2 comentários:

  1. O pior é que o balde vazio de muitos está estendido ao próximo, como se o outro tivesse que resolver seus problemas e este é o caminho para as brigas. Precisamos lembrar da atitude de Jesus no dia a dia nas coisas mais simples para começar a resolver problemas e tornar o relacionamento algo prazeroso. Pensem nisso.....

    ResponderExcluir