Ira e Luxúria


IRA

Acho que para a maioria de nós, a ira é o mais comum e o mais resistente dos padrões de pensamento ruim a ser dominado. Com certeza é para mim. Meu constante desafio é viver cada dia com o máximo de amor que consigo, e amar meu  semelhante como a mim mesma. Às vezes isso é muito fácil. Outras, nem tanto. Todos nós lutamos contra a raiva em relação aos problemas de nossas vidas tanto quanto os do mundo. Como fazer com que essa raiva não fique borbulhando?

A raiva é uma emoção forte, e quando bem canalizada, pode ser uma força irresistível usada com efeito positivo.

Que tal se você conseguisse canalizar a mesma energia e mudar a sua rota, usando-a para conseguir uma meta que tenha traçado em sua vida? precisamos encontrar caminhos construtivos que sejam escudos contra esse tipo de energia. Talvez Jesus tenha nos mostrado a sua compaixão na história das mesas do Templo, onde toma uma posição contra aqueles que estavam transformando um lugar de espiritualidade em mercado de iniquidade, para nos identificar mais com ele. Se até mesmo Jesus perdia a calma, talvez não devêssemos ser tão duros conosco quanto às nossas imperfeições. A raiva é o demônio mais difícil de domesticar. Mas em prol do interesse de viver com mais amor e de mudar tudo, canaliza-la em direção a uma força de justiça e caridade parece o meio mais efetivo de se lidar com isso.
Será que você consegue diminuir a raiva através da prática do perdão que aprendeu no capítulo anterior? Pois saiba que as pessoas fazem o melhor que podem com o que elas têm, incluindo você.


LUXÚRIA

A luxúria desconcerta o corpo do espírito. Nossos corpos são receptáculos sagrados para o espírito; são os contêineres de tudo o que somos e prometemos ser. Quando nos juntamos com outro ser humano no ato de amor, estamos combinando nosso espíritos num ato de devoção, uma celebração da sagrada união.
A luxúria tira o ato de amor. Sexo sem amor é um desrespeito ao nosso corpo, que se destina a ser mantido como templo.
Os evangelhos Gnósticos afirmam que o sexo deveria ser consumado apenas quando ambos, confiança e consciência, estivessem presentes. Certamente, ao usar esses termos estamos eliminando o sexo casual e o sexo de uma noite só!
Imagine as mudanças que poderíamos fazer em nosso mundo debote se pudéssemos reforçar esse princípio, começando por ensinar a todos a respeitar seus próprios corpos e a honrar cada um como seres espirituais sempre em primeiro lugar. A luxúria permite tanto a violência contra a mulher quanto a exploração sexual encontrada no tráfico de pessoas e na escravidão sexual.
Finalmente, se Deus é amor( e ele é, como definido em João 4:8) e o amor não pode ocupar o mesmo espaço que a luxúria, então ficamos, por natureza, completamente afastados de Deus quando estamos cedendo à luxúria. O amor é doar, a luxúria é sugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário