Frases poderosas para ter uma vida mais simples



Às vezes você se esquece de pedir desculpa, assumir um erro ou simplesmente agradecer. Saiba que essas são atitudes que podem fazer o seu dia muito mais feliz.


Deixa que eu te ajudo

Muita gente acredita que pedir ajuda é um atestado de incompetência, e por isso prefere se enrolar toda sozinha a pedir socorro ao próximo. Embora se hesite tanto, vamos precisar de alguma assistência hora ou outra. Da próxima vez que você perguntar a um colega "Posso ajudar em alguma coisa?" e a resposta for "Não, tá tudo bem", seja mais específica. Diga: "Tô com tempo extra aqui. Quer que eu levante os números desse relatório para você?" O importante é a pessoa sentir que você realmente quer colaborar, e não que está só tentando bancar a superior ("Você está preso nisso há duas horas, aposto que resolvo em cinco minutos"). Agora busque um café e arregace as mangas! 


Você me ensina?

Você precisa montar um relatório em formato que não conhece. Em vez de implorar para alguém experiente revisar tudo (depois de perder três noites nisso), evite o retrabalho e peça um treinamento a um colega antes. A regra do "aprenda a pescar" também vale fora do escritório: diga para seu namorado ensiná-la a programar a TV pra gravar seu seriado preferido, assim não fica na mão quando ele estiver longe... 


Eu te amo

Para seu pai, mesmo que ele seja o tipo fechado. Para sua amiga, quando ela está meio triste (ou muito feliz também!). Sim, até antes do cara, no começo de namoro. Se é do tipo que fica travada quando tenta, escreva (em um cartão de aniversário, por exemplo). Não, não vale ..Ah, quer saber?, vale sim. Desde que use isso para, aos poucos, começar a revelar mais suas emoções. 


Me ajuda?

Sim, você pode: carregar mala pesada no alto do salto 12, falar com o cliente enquanto compra um presente para seu irmão. Mas a boa notícia é que... NÃO PRECISA! Quem assume sua vulnerabilidade mostra maturidade emocional. Qualidade indispensável em uma grande líder, amiga, filha, namorada... 


Muito obrigada

E diga com vontade, não com uma cara de "Hum, tá. Sei que sou gata". Em muitos casos, o motivo é timidez e não gostar de ser o centro das atenções. Mas a impressão que passa é a contrária: descaso. Para não parecer blasé, se esforce para driblar esse sentimento, mesmo que se sinta desconfortável. Muito menos tente diminuir o elogio - "Mas esse vestido foi tão baratinho". Olhe nos olhos da pessoa, sorria e diga "Obrigada". Isso torna o momento importante para os dois. 



Estava pensando

Não importa se você é gerente da equipe ou está coordenando o time em um projeto, a empresa não é uma miniditadura nem você é um general. Justifique cada ideia que tiver com argumentos, não com o cargo escrito em seu cartão. Ouça os comentários, abra espaço para as críticas e verá melhorias. 



Eu errei

Não conseguiu cumprir o prazo de entrega do relatório para o chefe? Combinou de ajudar o colega em uma apresentação mas esqueceu? Admita. Eles não vão perder o respeito por você. Provavelmente vão admirar sua postura e buscar junto uma solução. A frase se aplica também quando você discute com o gato e, depois de uma noite de sono (podem dormir brigados, sim!), sente que pegou pesado. Mostre que não tem medo de assumir quando escorrega. 



Adorei o que você fez

Todo mundo gosta de reconhecimento. Por isso, elogie a surpresa fofa do namorado e a atitude proativa do estagiário. É um gesto legal e funciona como um incentivo para o outro repetir a atitude bacana. Vai por nós, nem a Beyoncé ou a princesa Kate estão cansadas de receber elogios. 



Me desculpe

Todos nós cometemos erros e, cedo ou tarde, teremos motivos para nos desculpar: falar demais (falar de menos), agir (deixar de agir), se meter demais (não tomar partido)... Quando pisar na bola, peça desculpa. Sem emendar com uma justificativa do tipo "Mas você tem que entender que eu estava muito chateada/brava/triste/insegura" ou "Mas eu ainda acho que deveria..." Você está arrependida. Ponto. Por isso, fale que errou, o porquê, e assuma a responsabilidade que cabe a você - nem a mais, nem a menos. Importante: não é hora de apontar os vacilos do outro (afinal, se você está disposta a resgatar a relação, é porque perdoou, certo?). Essa abertura vai fazer com que a pessoa se sinta à vontade para, talvez (não conte com isso!), admitir que também tinha culpa. O resultado? Um recomeço sem mágoas. 






Por Bárbara dos Anjos Lima e Rafaela Polo 

6 comentários:

  1. Maravilha!
    Tento, na medida do possível, e diante da minha fragilidade humana, praticar esses ensinamentos.
    E assim, me sinto mais feliz e mais leve.
    Muito bom Sil.
    Valeu por me fazer relembrar.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk....nada fácil somos humanos. Mas, vamos tentando. Obrigada por comentar. Bjs

      Excluir
  2. gostei desta:"Quem assume sua vulnerabilidade mostra maturidade emocional. Qualidade indispensável em uma grande líder, amiga, filha, namorada... "

    ResponderExcluir
  3. Essas pequenas ações tornariam nosso dia-a-dia e das pessoas que nos rodeiam mais leves. Acho muito importante o tópico sobre pedir ajuda e dizer obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Juliana. Essa é a transformação de um dia. Obrigada por comentar. Bjs

      Excluir