É remendo novo em pano velho! Disfarça,mas não cura




Ninguém remenda roupa velha com retalho de pano novo; porque o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em vasilhas velhas de couro. Se alguém fizer isso, as vasilhas rebentam , o vinho se perde, e as vasilhas ficam estragadas. Por isso, vinho novo é posto em vasilhas novas.

Jesus ( Marcos 2, 21-22)

A resolução de quase todos os problemas passa necessariamente, por este ensinamento de Jesus. Para coisas novas, novas ideias, novos comportamentos, novas atitudes, enfim, um novo modo de ser. Ou seja, pretendemos a cura , porém, queremos manter os mesmos comportamentos que nos levaram à enfermidade.
De nada adiantará o esforço dos médicos, ou mesmo dos Espíritos de Luz, em favor da nossa saúde, se ainda permanecermos com a vasilha velha dos comportamentos doentios, dos hábitos nocivos e dos sentimentos negativos.
Muitos lutam para manter em equilíbrio os níveis de pressão arterial, tomam remédios, evitam o uso imoderado do sal, mas não combatem a irritação, a cólera e a ansiedade. Em vão, colocam o vinho novo do tratamento médico nas vasilhas de velhos comportamentos emocionais doentios. É remendo novo em pano velho! Remedeia, mas não cura.

Quantos almejam uma vida mais feliz, contudo, vivem se contaminando pelas recordações tristes do passado, que teimam em não deixar para trás, e com isso impedem a felicidade de se aproximar! Querem que Jesus lhes traga felicidade, mas não escutam o Mestre, que tanto exaltou o perdão como condição para ser feliz.
E hoje a ciência vem comprovando esta verdade. As pesquisas realizadas nessas diversas disciplinas indicam que o aprendizado do perdão beneficia as pessoas de diversos modos. Com isso, você ira sentir um desenvolvimento das emoções positivas. Obterá um acesso mais fácil aos sentimentos de esperança, solicitude, afeição, confiança e felicidade. Qualquer que seja a maneira do perdão ajuda-lo, a ciência atual é clara: renunciar aos ressentimentos fará bem a você.
Outras tantas pessoas insistem em dar importância demasiada aos aspectos negativos da vida, e, assim, não notam quantas coisas boas estão acontecendo, sendo fácil perceber que, agindo desta maneira, jamais se sentirão felizes, porque seus olhos estão contaminados pelas coisas negativas.
Ainda, outras, esperam que a felicidade venha na carruagem dos grandes acontecimentos, e, assim, passam a vida numa expectativa que nunca se confirma, pois a felicidade geralmente se esconde nas coisas simples da vida.
O sofrimento que bate a nossa porta é o convite para renovação. Renovar é uma ação nova, um jeito diferente de ver, entender e fazer as coisas.
E nisso consiste a proposta de Jesus: para coisas novas, novas atitudes. Joguemos fora aquela velha calça rebeldia, troquemos logo a camisa do desânimo, tiremos os sapatos da preguiça, arranquemos as vestes da falta de amor! Precisamos de roupa nova!

Spiratininga



3 comentários:

  1. Que lindo texto, Silvana. É tão confortável ficar com a dor que já conhecemos, os erros de sempre. Mudanças dão medo mas, sem elas, acabamos estagnados. Renovar é preciso. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Obrigada pelo comentário.bjs

    ResponderExcluir
  3. A gente acaba se acomodando, parece mais fácil.
    Da trabalho refazer o caminho.
    Concordo, com a Dete. mudar dá medo.
    Mas se não mudarmos, vamos continuar sofrendo com os mesmos erros.
    Bjs

    ResponderExcluir