Bata as suas asas


PARTE I - A história

Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença


Clarice Lispector

Quero lhe contar a história do pássaro colorido. Havia um pássaro de  plumagem elegante e colorida. Infelizmente, um dia ele caiu numa cova profunda. Amedontrado e confuso, o pássaro nota que lá de cima há pessoas olhando para ele. Com muita raiva, a ave grita com eles: "Vocês são totalmente culpados pelo que aconteceu comigo. Se vocês tivessem tampado a cova, eu não teria caído dentro dela".
Como ninguém disse nada, o pássaro resolveu gritar por ajuda: "Por favor, ajude-me. Tirem-me desta cova!"
As pessoas que estavam por perto olham para o fundo da cova, e vendo lá o pássaro, dizem-lhe: "Abra tuas asas e voa para fora da cova".
Mas o pássaro, aflito, responde: "Eu estou com medo. Tenho medo de bater na parede desta cova quando abrir minhas asas".
Como ninguém deu mais atenção ao caso, o pássaro lamentou: "Este é o meu destino. Estou condenado a viver a minha vida toda aqui, no fundo desta cova".
Passados muitos e muitos anos, o pássaro resolveu tentar abrir suas asas, mas agora se dá conta que não tem mais forças, está velho demais, cansado, sem energias. Ele perdeu toda a força de suas asas e não conseguirá mais sair da cova.
Quando li essa história, inevitavelmente me identifiquei com o pássaro e com algumas das condutas que ele adotou depois que caiu na cova. Acredito que você, tanto quanto eu, também esteja na cova de algum problema e deseja sair o quanto antes. Mas será que também não estaríamos agindo como aquele pássaro? Até hoje ele não saiu do buraco, e pode ser que nós fiquemos assim se tivermos as mesmas posturas improdutivas que ele teve. 


Segundo Allan Kardec:


Que todos aqueles que são atingidos no coração pelas vicissitudes e decepções da vida, interroguem friamente sua consciência; que remontem progressivamente à fonte dos males que os afligem, e verão se, o mais frequentemente, não podem dizer: Se eu tivesse, ou não tivesse, feito tal coisa, eu não estaria em tal situação. A  quem, pois, culpar de todas as suas aflições senão a si mesmo?"


Nas próximas edições, vamos conversar um pouquinho , a respeito de cada atitude. Acho que não vai doer muito.