Sua missão é ser o sal da Terra




"Vós sois o sal da Terra; e, se o sal, for insípido, com que há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens."

Mateus 5,13

Com essas palavras, Jesus fala diretamente conosco, mostrando qual é a  missão que nos cabe no mundo: "Vós sois o sal da Terra" . Uma das propriedades básicas do sal é a de realçar o sabor dos alimentos; comida sem sal é comida sem gosto. Precisamos colocar sal em nossa vida, pois do contrário a vida se torna insípida, isto é, sem sabor, tediosa. Temperar a nossa vida com sal significa:
1 - Colocar em ação as nossas capacidades e talentos, oferecendo o melhor de nós mesmos nas tarefas e situações em que estivermos envolvidos, seja no campo profissional, social, familiar ou espiritual.
2-Ter boa vontade para com as pessoas que cruzam nosso caminho, sobretudo as de temperamento difícil; e boa vontade para as situações adversas que desafiam a nossa capacidade de superação.
Com Jesus, aprendemos que precisamos realçar o que temos de melhor, destacar a parte boa da pessoa e situações que nos cercam, procurando realizar o melhor ao nosso alcance.
O Mestre de Nazaré deixa a entender também que a maioria das coisas da vida está inacabada, vale dizer, o homem é chamado a ser sal da Terra para oferecer a sua contribuição pessoal na obra de Deus. Por isso não podemos esperar uma vida sem desafios, pelo contrário, é na tentativa de supera-los que encontraremos sentido na própria vida, fazendo em ponto menor, o que Deus faz em ponto maior.
Quando nos tornamos o sal da Terra, abandonamos a mediocridade, a preguiça, a insegurança e o medo. Nossa auto estima também se fortalece e passamos a ser colaboradores ativos de Deus e não críticos da sua obra.
Precisamos começar a ser o sal, ou seja, tudo começa em mim. Serei a mudança que desejo ver em minha vida.

Muitos querem uma vida melhor, mas não se tornam pessoas melhores.
A transformação começa em nós mesmos. Não adianta esperar pela mudança de fora sem a mudança de dentro. A função do sal é realçar o que é saboroso em nossa vida, e não frisar o que vai mal conosco, nos esquecendo de focar o que vai bem, ou seja, na verdade apenas uma parcela dela não está do jeito que gostaríamos.

Nós e que damos sentindo às coisas.
Temos que temperar a nossa própria vida com mais alegria, otimismo, estar decididos a nos ver com bons olhos, e ter boa vontade para conosco, carecemos realçar nossos potenciais criativos e coloca-los em ação. Tem muita gente sofrendo na vida porque não quer ter o trabalho de crescer, deseja que a comida esteja pronta e feita pelos outros, esquecendo-se de que cada um tem a responsabilidade de elaborar o seu próprio prato.

Cada um experimentará a própria comida que fizer.

Curar a nossa vida é retemperar a maneira como lidamos com ela, colocando aqueles ingredientes que a tornam gostosa de viver.

Nós viemos a este mundo para dar o que temos de melhor.
Viemos trazer progresso através do nosso crescimento material e espiritual.
O melhor presente que eu posso dar ao mundo é a minha felicidade, e a felicidade não dispensa umas boas pitadas de sal.

Como Gonzaguinha cantemos:

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei que a vida deveria ser bem melhor, e será,
Mas isso não impede que eu repita:
é bonita, é bonita e é bonita.

Fonte: José Carlos de Lucca
Trecho da canção O que é,o que é? - ( Gonzaguinha)