Na hora do adeus




Quando comparecemos a um velório cumprimos sagrado dever de solidariedade, oferecendo conforto à família. Infelizmente, tendemos a fazê-lo pela metade, com a presença física, ignorando o que poderíamos definir por compostura espiritual, a exprimir-se no respeito pelo ambiente e no empenho de ajudar o morto.

Superada a longa fase das carpideiras, em que obrigatoriamente a presença da morte era encarada como algo terrível e inspirar compulsórios sentimentos de dor, com a participação de lágrimas abundantes, fomos parar no extremo oposto em que, excetuados os familiares, os circunstantes parecem estar em oportuna reunião social, onde velhos amigos se reencontram, como o ensejo de "por a conversa em dia". Contam-se piadas, fala-se e futebol, política, sexo, modas... Ninguém se dá ao trabalho sequer de reduzir o volume da voz, numa zoeira incrível, principalmente ao aproximar-se o horário do sepultamento, quando o recinto acolhe maior número de pessoas.

O falecido é sempre lembrado, até com palavras elogiosas (em princípio todo morto é bom, conforme velha tradição humana, mas fatalmente as reminiscências desembocam em aspectos negativos de seu comportamento, gerando chistes e fofocas.

Imaginemos a situação desconfortante do Espírito, ainda ligado ao corpo, mergulhado num oceano de vibrações heterogêneas, "contribuição" lamentável de pessoas que comparecem em nome da amizade, mas agem como indisciplinados espectadores a dificultar a tarefa de diligente equipe de socorro no esforço por retirar um ferido dos escombros de uma casa que desabou...

Preso à residência temporária transformada em ruína pela morte, o desencarnante, em estado de inconsciência, recebe o impacto dessas vibrações desrespeitosas e desajustantes que o atingem penosamente, particularmente as de caráter pessoal. Como se vivesse terrível pesadelo ele quer despertar, luta por readquirir o domínio do corpo, quedando-se angustiado e aflito.

Num velório concorrido, com expressivo acompanhamento ao túmulo, comenta-se:

"Que belo enterro! Quanta gente!"

No entanto, nem sempre que nos parece agradável é bom, principalmente quando confrontamos a realidade física com a espiritual. Quanto maior o número de pessoas, mais heterogêneas as conversas, mais carregado o ambiente, maior o impacto sobre o falecido.

Há algum tempo estive num hospital providenciando o sepultamento de um indigente. Acertada a documentação necessária, o morto partiu para o cemitério no carro fúnebre, sem nenhum acompanhamento. Eu próprio não pude fazê-lo em virtude de obrigações profissionais.

"Que tristeza! Velório vazio! Enterro solitário!"

Espiritualmente, melhor assim. Não havia ninguém para atrapalhar e os benfeitores espirituais puderam realizar mais tranqüilamente sua tarefa, libertando o prisioneiro de acanhada prisão de carne para reconduzi-lo aos gloriosos horizontes espirituais.

Do livro: Quem tem medo da morte?


spiratininga

7 comentários:

  1. realmente, interessante refletirmos sobre a morte que as pessoas evitam esse assunto....abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aninha pelo seu comentário. Aproveito para , também, comentar que a morte faz parte.
      Abçs

      Excluir
  2. Um fato interessante que me lembrei, no último velório que eu fui, foi preciso pedir para algumas pessoas pararem de rir , acho um profundo desrespeito com os parentes mais próximos,.
    Belo Texto.
    Post divulgado no Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece muito. Infelizmente. Obrigada pelo seu comentário e apoio. Abraços

      Excluir
  3. Bom dia Silvana!
    Que texto verdadeiro e impactante sobre esse momento de recolhimento que devemos fazer neste momento da partida de um ente querido!
    Também concordo que o ambiente deve ser de respeito, de paz, sem conversar paralelas.. isso não faz bem, afinal é uma ocasião de oração onde a paz de espírito deve prevalecer!

    Um grande beijo querida, obrigada por compartilhar!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Reflexão importante sobre um assunto que ninguém quer encarar... A morte causa medo nas pessoas, muito embora seja o destino de todos e tagarelar é uma forma de não ter que pensar e encarar situações de constrangimento. Refletir sobre a morte é importante e necessário, daí a importância de um texto singelo, simples e ao mesmo tempo profundo. Muito bom.

    ResponderExcluir