Mente em desequilíbrio? No Evangelho temos remédios!





O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições. O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
O coração infarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a "criança interna " tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da intimidade.

Acredito , que esta mensagem , carrega em si muitas verdades sobre a influência dos nossos pensamentos e emoções sobre a saúde. Quando nos descontrolamos internamente, alteramos a nossa energia mental, e o corpo experimenta o mesmo desequilíbrio que se passa em nossos pensamentos. Uma cólica renal tira o bom humor de qualquer um, mas um ataque de cólera pode muito bem trazer sérias complicações à nossa saúde. A expressão popular " morrer de raiva" não é tão alegórica como se pode pensar. Emmanuel, guia espiritual de Chico Xavier, afirmou:

Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela ciência médica não passam de estados vibratórios da mente em desequilíbrio.

Sendo assim, a cura para qualquer enfermidade passa necessariamente pelos cuidados com o corpo e com o espírito. No Evangelho, vamos encontrar vários remédios para os doentes :

Jesus prescreve para a ansiedade:

Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?
Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer á eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?
Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas própriasdificuldades.

Para a hostilidade ( irritação, impaciência, e rancor), Jesus receita:

Felizes as pessoas que tem misericórdias dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
Se alguém fizer uma acusação contra você e leva-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu.

Para a ambição desmedida, Jesus recomenda:

Não ajuntem riquezas aqui na na Terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las e os ladrões não podem arrombar e rouba-las.
Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
Tenham cuidado com todo o tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.

Para o contínuo desejo de ser reconhecido, Jesus indica:

Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.
Eis que agora os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

A enfermidade é um sintoma de falta de amor por si mesmo, da ausência de amor pelo próximo, ou da inexistência de amor pela vida. Ou tudo isso junto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário