FÉ EM SI MESMO





Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará (Jesus).

Para o Mestre Jesus, á libertação de todos os nossos males começa pelo conhecimento da verdade. Como afirmou Shakespeare, nosso destino não está nas estrelas, mas em nós mesmos. O ponto inicial de qualquer transformação só pode começar dentro de nós, porque o mundo de fora é apenas o reflexo do que acontece em nosso mundo íntimo.
Através do autoconhecimento, temos a possibilidade de identificar basicamente quais são os nossos pontos fortes e quais os nossos pontos fracos . Isso quer dizer que a transformação começa quando o homem conhece os seus potenciais e os estimula cada vez mais, bem como quando passa a conhecer também suas imperfeições, tentando diminuí-las a cada dia.

Gigantes Adormecidos

A maioria das pessoas não conhece a si mesmo, sobretudo quando se trata de reconhecer as próprias capacidades, aquilo que denominamos de pontos fortes. Geralmente para nós é mais fácil reconhecer os pontos em que somos vulneráveis do que os pontos em que somos fortes. Reconhecemos mais facilmente em nós os defeitos do que as virtudes, exaltamos comumente mais as nossas quedas do que as conquistas. Quantas vezes ficamos surpresos quando alguém nos endereça um elogio. Nem acreditamos que a pessoa esteja falando a nosso respeito. É incrível como não acreditamos em nós. Chega a ser espantoso como duvidamos das nossas capacidades e talentos.
Por alguma razão, que pode estar ligada a diversos fatores, perdemos a fé em nós mesmos. E aqui está o primeiro ponto da transformação. Recuperar a fé em si mesmo. O autoconhecimento vai nos colocar em contato com aquilo que temos de melhor. Vai nos fazer recordar que somos pessoas valorosas, isto é, pessoas que têm um valor natural simplesmente por que somos filhos de Deus e, portanto, dotados de todas as capacidades inerentes à nossa filiação divina.
Os problemas que nos atingem estão apenas querendo quebrar as ilusões deturpadas que fizemos a nosso respeito, sobretudo a ilusão de que somos fracos, incompetentes, doentes, e sem merecimento de uma vida de realizações positivas. Quando solucionamos uma dificuldade, mostramos a nós mesmos que somos maiores do que julgávamos ser.
Em termos práticos, vamos nos lembrar todos os dias quais são as nossas características positivas, quais são os pontos fortes da nossa personalidade, pois isso fortalece a autoestima e traz a confiança interior necessária para superarmos quaisquer obstáculos que surjam no caminho. E não deixe também de investigar capacidades e talentos que você certamente ainda não se deu conta que possui. Precisamos reconhecer nossas potencialidades e expandi-las.
O autoconhecimento vai nos colocar em contato com o nosso " calcanhar de Aquiles ", ajudando -nos a evitar muito problemas, bem como a remediar os que já surgiram. Quem se conhece tem a vantagem de mapear os pontos menos fortes da sua personalidade através dos quais os problemas estão surgindo.


Quem pensa com a cabeça de um derrotado jamais agirá como um vitorioso.
Quem vive com as emoções descontroladas jamais terá controle sobre sua vida
Quem se sente doente dificilmente adotará posturas saudáveis
Quem vive na carência afetiva não experimenta o amor nos relacionamentos
Quem se sente " o patinho feio" se exclui da própria vida.


A idéia central é a que o mundo de fora é mera projeção do mundo de dentro. O que está fora na minha vida é aquilo que eu plantei dentro de mim.
O auto conhecimento é uma ferramenta de trabalho para nosso aprimoramento. Não é uma terapia para vasculharmos o nosso passado, tampouco nos gerar culpa. O autoconhecimento nos faz enxergar por dentro. Nesse exame de consciência vamos encontrar o foco do mal que nos aflige, e a partir disso, evitaremos os sofrimentos , pois o mesmo, não é castigo de Deus, apenas um sintoma de que o espírito adoeceu por se afastar da Lei do Amor.


Dor é distanciamento do amor.
Curar a dor é retornar ao amor e ter fé em si mesmo.