Reconhece a queda e não desanima



Desencanto, tristeza e desânimo jamais ajudaram alguém a encontrar cura e libertação. Não espere que a situação de vida melhore para que a alegria e o ânimo voltem a você. Inverta a tática. Ponha a alegria, ânimo e encantamento em tudo o que fizer, que assim a vida melhora para nós a partir da melhora de nós mesmos. A orientação espiritual sugere-nos que expulsemos a tristeza; ora, isso eu só conseguirei fazer se colocar a alegria no lugar da tristeza. Vou expulsar o desânimo com a vassoura do ânimo. Vou expulsar o vinagre do desencanto com o vinho do encantamento. Vou fazer tudo isso porque é isso que me dá forças para vencer os obstáculos do caminho. Se o obstáculo é grande, eu preciso dar um salto grande; tenho, então que ter muita força nas pernas para saltar. Com ânimo, eu sou forte, com alegria, eu me estimulo positivamente e, com encantamento pela vida, eu me robusteço com a força de um leão.
Sei que você está me perguntando: "Como posso ser alegre se não tenho motivos para ter alegria?" Primeiro eu duvido que você não tenha mesmo nenhum motivo para ser alegre. Talvez esteja tão focado no seu problema que não consegue enxergar a existência de outras situações nas quais tudo está caminhando bem. É bom que você se lembre delas, pois isso faz recuperar sua alegria e o faz ver que você não é tão desventurado assim.
Depois disso, é bom saber que a alegria também pode surgir a partir do momento em que nós começarmos a agir como se já fôssemos alegres.Você já não sentiu como é verdadeiro aquele ditado "Quem canta seus males espanta"?Isso mesmo. Quantas vezes estávamos tristes e de repente começamos a cantar uma canção que tocava no rádio, e nos pegamos mais aliviados, mais calmos e animados? Então, embora tristes, vamos pensar na alegria, agir na alegria, falar na alegria, proporcionar alegria ao próximo, e logo mais a alegria estará nos envolvendo por completo.
O mesmo vale para qualquer outro tipo de sentimento que desejamos experimentar. Preciso ter ânimo e não sei como? Vou me comportar como se comporta uma pessoa animada, mesmo que no começo eu esteja forçando as minhas atitudes. Começo fazendo isso pela minha postura corporal. Uma pessoa animada anda com os olhos e os ombros erguidos. Ela tem a voz firme e vibrante, e costuma andar com um sorriso estampado no rosto. A pessoa animada e alegre não fica contando os piores momentos da sua vida, ao contrário, busca destacar o que está acontecendo de bom, o que é que a tem deixado feliz, e fazendo isso ela se alimenta de mais energia e ânimo para continuar progredindo.
Bem, creio que já temos bastante material para trabalhar. Mas não adie sua cura, tampouco volte ao passado para continuar preso em dores. O presente é o único momento que Deus lhe deu para você dar definitivamente a volta por cima.